Processos legais: o inventário vai acabar?
O inventário é um procedimento legal que descreve em detalhes todo o patrimônio de uma pessoa após o seu falecimento. Realizada para levantar e avaliar os bens deixados por ela, a ação não só reúne informações como também define como será a divisão da herança entre os familiares. Essa partilha, via de regra, é feita apenas depois do fim do processo.
Além disso, como toda forma sucessória, o inventário é submetido às custas e aos impostos previstos por nossa legislação. Consequentemente, com o passar do tempo, devido à burocracia necessária, aos custos e à demora para a realização efetiva de um inventário, novas formas de sucessão de bens surgiram – mais modernas, eficientes e menos custosas.
Exemplo disso é a Holding Familiar. Vamos conhecê-la?
Holding Familiar como alternativa
Holding é uma palavra de origem inglesa que engloba diferentes significados. No mundo corporativo, basicamente, ela conceitua empresas que têm como objetivo primário participar de outras empresas como acionistas ou sócias. Sendo assim, o patrimônio de uma holding consiste em cotas ou ações de suas subsidiárias.
No processo de sucessão familiar, essas cotas ou ações são transferidas de maneira mais rápida e menos burocrática de uma pessoa aos seus herdeiros. Geralmente, essa transferência (total ou parcial dos bens) é realizada em vida, mas pode ser feita em casos de falecimento ou em quadros de acidentes ou doenças graves, por exemplo.
Como resultado, a holding se tornou a estratégia mais eficiente para proteger o seu patrimônio e o futuro da sua família. Na prática, mais do que evitar gastos excessivos com taxas e impostos, ela reduz o desgaste emocional e os prejuízos sentimentais, que, muitas vezes, são gerados no processo de inventário.
Para saber tudo sobre a Holding Familiar, clique aqui e confira nosso e-book sobre o tema. Ele reúne todas as informações necessárias para entender o processo e os seus benefícios.
Mas, afinal, esse é o fim do inventário?
Mesmo com as possibilidades de sucessão familiar em ascensão, como a holding, é improvável que o processo legal de inventário acabe. O ponto principal, aqui, é conhecer outras alternativas que podem facilitar esse processo, resguardando o bem-estar da sua família e evitando custos que prejudiquem o seu patrimônio.
Em todos os cenários, a equipe do escritório Sávio Romero Cotta oferece assessoria jurídica com qualidade, transparência e responsabilidade para apoiar você.
Posts relacionados
Você sabe o que é herança digital?
Herança é um termo conhecido: ele representa o conjunto de bens, direitos e obrigações transmiti...
Leia maisDireito de herança: o que o Código Civil brasileiro regulamenta?
O assunto “herança”, apesar de delicado, é comum nos mais diversos núcleos familiares. Em um ...
Leia maisVocê sabe o que é e como funciona o Planejamento Sucessório?
O Planejamento Sucessório é um tema frequentemente vinculado ao Direito da Família e Sucessório....
Leia mais